18 e 19 de Dezembro de 2004 - Realizados novos testes na Estação de Recepção de Imagens de Satélite da Barra

 Nos dias 18 e 19  de Dezembro de 2004, a A&T realizou novos testes de recepção de imagens de satélite, na Fazenda da Barra. A estação está em construção e estamos utilizando somente parte dos equipamentos necessários, por esse motivo, as imagens ainda são pobres em detalhes e apresentam grande quantidade de ruído.

As duas imagens abaixo foram recebidas simultaneamente pelas duas estações (Santa Maria e Fazenda da Barra), com apenas alguns segundos de diferença, devido ao diferente posicionamento geográfico das estações.

18.12.2004 20:15 UTC - Contrast A -  Estação Santa Maria 18.12.2004 20:15 UTC - Contrast A -  Fazenda da Barra

Podemos facilmente perceber a mesma formação de nuvens nas duas imagens. As duas imagens foram captadas pelo sensor do canal 1 do satélite NOAA 12, e representa apenas a banda visível, ou seja, a mesma imagem que veríamos se estivéssemos à bordo do satélite.

A imagem abaixo é formada pelo filtro HVCT, e representa uma falsa composição de cores.

NOAA 17 - 19.12.2004 13:05 UTC - Filtro HVCT - Fazenda da Barra

Os ruídos são provenientes da falta de filtros e ajustes finais. Os riscos horizontais pretos foram gerados por descargas atmosféricas que estavam ocorrendo com muita frequência no momento de recepção do sinal do satélite.

As fotos abaixo mostram a antena provisoriamente fixada na ponta de uma escada, prestes a ser erguida e Fabricio Colvero realizando monitoramento do áudio durante um passe de satélite e verificação na tensão do sistema de baterias do receptor.

Antena Quadrifilar Helix na ponta da escada Fabricio Colvero ajustando equipamentos
www.colvero.com