Sistema APT do NOAA 15 é desligado!

NOAA 15 - Computação Gráfica - www.noaa.com

O Satélite norte-americano NOAA 15 está com seu sistema de transmissão APT (automatic picture transmission) desligado desde o dia 19 de Setembro de 2004.  O sistema APT transmite seus dados para as estações terrestres, como a Estação de Recepção de Imagens de Satélite da A&T, em VHF. Veja mais informações

Atualmente a A&T utiliza os sinais de três satélites da série NOAA (NOAA 12, NOAA 15 e NOAA 17), sendo que dois satélites possuem a mesma freqüência de transmissão (NOAA 12 e NOAA 15).

Imagens do Satélite NOAA 15 recebidas pela Estação de Recepção de Imagens de Satélite da A&T
Em algumas épocas do ano, os dois satélites que possuem a mesma freqüência de transmissão dividem o mesmo campo visual, causando interferências, um no outro. Por esse motivo um dos sistemas necessita ser desligado.

Imagens do Satélite NOAA 15 recebidas pela Estação de Recepção de Imagens de Satélite da A&T
Apesar de ser considerado um procedimento de rotina, os desligamentos podem danificar alguns circuitos ou sensores, causando sérios prejuízos a todos que utilizam os recursos do equipamento. A previsão de retorno das atividades do NOAA 15 é dia 20 de Outubro de 2004, quando o satélite não deverá mais estar dividindo o nosso campo visual com o NOAA 12.

Durante esse período a A&T continua com suas atividades normais, utilizando os recursos fornecidos pelos satélites NOAA 12 e NOAA 17.

Maiores informações

www.colvero.com