Eclipse Lunar Total

Eclipse é o nome dado ao fenômeno que ocorre devido ao alinhamento entre o Sol, Terra e Lua, provocando sombra sobre a superfície da Lua, no caso do eclipse lunar ou na superfície da Terra no caso do eclipse solar.

Neste artigo, falaremos sobre os eclipses lunares, que ocorrem com bastante frequência e são facilmente observáveis.

Durante a Lua Cheia, o Sol está completamente oposto à Lua, por esse motivo visualizamos toda a face da lua voltada para a Terra, iluminada. Quando esse alinhamento é perfeito, a Terra produz sombra sobre a superfície lunar, ocorrendo então um ECLIPSE.

Em um primeiro momento, apenas parte dos raios solares são bloqueados pela Terra, devido ao grande diâmetro do Sol. Nesta fase, não conseguimos perceber a olho nú nenhuma alteração na iluminação da Lua. Esta fase é chamada de PENUMBRA.

Logo após, a Lua começa a entrar em uma região de sombra total, onde começamos a perceber em sua superfície a região escura, até atingir sua totalidade. Esta fase é chamada de UMBRA.

Após um período de escuridão lunar, a luz solar começa novamente a iluminar a superfície, realizando novamente o ciclo completo, ou seja, a umbra  se desfaz e novamente a Lua entra na penumbra, até adquirir sua luminosidade total.

Na imagem abaixo você poderá entender melhor o fenômeno.

Mesmo durante a totalidade, continuamos visualizando a Lua, geralmente com uma cor "alaranjada". Esse fenômeno ocorre devido a um efeito de refração dos raios solares através da atmosfera terrestre. Parte desses raios ao atingirem a atmosfera são desviados, e a luz vermelha, por possuir uma frequência mais baixa, passa com maior facilidade, produzindo um belo espetáculo na superfície lunar.

Abaixo você confere o registro fotográfico do Eclipse Lunar Total de 15 e 16 de Maio de 2003.

Ao contrário dos Eclipses Solares, um Eclipse Lunar pode ser observado sem auxílio de protetores e filtros. Um bom binóculo ou telescópio poderá ser utilizado, também sem a necessidade de filtros. JAMAIS OBSERVE UM ECLIPSE SOLAR SEM UM FILTRO ADEQUADO.

Horários para Observação do Eclipse Lunar Total - 27 e 28 de Outubro de 2004

Início da Penumbra

27-10-2004 21:06
Início da Parcialidade 27-10-2004 22:14
Início da Totalidade 27-10-2004 23:23
Final da Totalidade 28-10-2004 00:45
Final da Parcialidade 28-10-2004 01:54
Final da Penumbra 28-10-2004 03:54
Maiores informações: [email protected]
www.colvero.com