Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro TV Digital Fenômenos Santa Maria Contato
07-11-2011 - Asteróide 2005 YU55 passará próximo da Terra no dia 08 de novembro de 2011
 

 

Não é filme de ficção científica, mas um asteróide de 400 metros de diâmetro passará mesmo próximo do nosso planeta no dia 08 de novembro. Felizmente não há risco de colisão.

Em Abril do ano passado (2010) o grande radiotelescópio de Arecibo, situado em Porto Rico adquiriu imagens precisas do asteróide 2005 YU55 e desta maneira foi possível calcular sua órbita, descartando qualquer chance de impacto deste objeto com a Terra nos próximos 100 anos.

A partir das 21:30 do dia 08 de novembro de 2011 o asteróide fará sua passagem há uma distância aproximada de 325.000 Km da Terra, cortando assim a órbita da Lua, que está situada a uma distância média de 384.000 Km.
 
 
Por se tratar de um objeto relativamente pequeno no universo astronômico, não será possível a visualização à olho nú. Todos os corpos celestes possuem um brilho chamado de magnitude, e quanto maior este brilho, menor o valor. A magnitude prevista para o asteróide 2005 YU55 é 11, enquanto que enxergamos no máximo objetos com magnitude 6. A Lua cheia apresenta uma magnitude de -12,6.

Grandes telescópios de várias partes do mundo irão monitorar a passagem do asteróide, coletando informações de grande valor científico para a constante pesquisa sobre a origem do universo.

Em Santa Maria, se as condições climáticas permitirem o fenômeno será observado por Fabricio Colvero, proprietário do site www,colvero.com, com o maior telescópio da região central do estado, construído em 2003 para observação de Marte, quando ocorreu a aproximação do Planeta com a Terra.
 
 
"Trata-se de um equipamento excelente para observação de céu profundo, que são os objetos de menor brilho, pois foi construído baseado em características que eliminam um dos maiores problemas dos telescópios refletores que é a turbulência atmosférica, ou seja, deficiências na imagem obtida devido à diferença de pressão atmosférica dentro e fora do equipamento."

Mesmo através de um telescópio desse porte, será possível observar o asteróide como uma pequena estrela, se movendo um pouco mais rápido que as demais. Para observar detalhes do corpo celeste, somente através de grandes observatórios.

Astrônomos amadores poderão observar através de telescópios com espelhos ou objetivas com pelo menos 150mm. Equipamentos menores não conseguirão exergar o astro devido ao pouco brilho e dificuldade de localização.

Para identificação da região no céu em que o astro passará. pode ser usado o software "Stellarium", de distribuição livre e facilmente encontrado na internet.
 
 
www.colvero.com