Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
06-09-2005 - Conjunção Lua-Júpiter-Vênus
No dia 06 de Setembro de 2005, os astros novamente nos mostraram um espetáculo, envolvendo a Lua e dois Planetas do Sistema Solar. Todos com os olhos voltados para o céu, presenciaram um dos mais belos espetáculos do universo. Uma conjunção!!!
Mas o que é uma CONJUNÇÃO???
Conjunção é o nome dado ao evento astronômico onde dois ou mais astros se aproximam em uma mesma região do céu. A aproximação ocorre apenas visualmente.
A fotografia abaixo mostra a conjunção do dia 06 de Setembro de 2005. Observe que uma estrela de média magnitude (Spica) também participou do espetáculo, contrastando com o fascinante show luminoso no céu.

A fotografia foi tirada sem auxílio de equipamentos óticos e os detalhes azuis que aparecem no canto direito inferior foram provocados pelo sistema de iluminação e sinalização da antena receptora do Radiometeoro da A&T.
Na imagem abaixo você encontrará as separações angulares entre os astros no momento da conjunção e suas respectivas magnitudes.

As fotografias acima foram tiradas por Fabricio Pereira Colvero, utilizando apenas a câmera digital Sony CyberShot DSC P31, em modo de exposição prolongado (2s) e montagem tipo tripé. Os dados referentes à magnitudes e distâncias foram retirados do software Starry Night. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail [email protected].
www.colvero.com