Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
12-09-2005 - Sun Explorer - Novas astrofotografias do Sol
Telescópio Sun Explorer, exclusivo para observação solar, recebe novo alinhamento e modificações no sistema de focalização e  busca, e realiza novas astrofotografias do Sol, desta vez, com mais qualidade, mostrando muitos detalhes em um grande grupo de manchas solares.
Na astrofotografia ao lado, percebemos o disco solar completo, com um grande conjunto de Manchas Solares. A cor alaranjada foi produzida através de filtros digitais.

 

No dia 07 de Setembro de 2005, ocorreu umas das maiores explosões solares dos últimos 20 anos. As explosões solares lançam no espaço uma carga muito grande de partículas eletromagnéticas, e podem danificar desde satélites e equipamentos no espaço até computadores pessoais. Geralmente ocorrem cortes nas telecomunicações e em alguns casos as grandes linhas de transmissão de energia elétrica são afetadas.
Na astrofotografia ao lado, o grupo de Manchas Solares aparece em destaque.  A nova configuração do telescópio Sun Explorer permite utilizar aumentos maiores, sem perda de qualidade,  o que torna possível este tipo de astrofotografia.
Na astrofotografia ao lado, além dos filtros digitais, foi aplicado zoom digital. O conjunto de Manchas Solares aparece bem destacado no centro da imagem.
Ao lado, o telescópio Sun Explorer, fabricado pela A&T para uso exclusivo em observações solares. O telescópio possui espelho primário de 90mm, distância focal de 662mm e razão focal de 7.35. A montagem é tipo equatorial.
Atenção: Jamais observe o Sol com ou sem instrumentos ópticos sem o acompanhamento de pessoas especializadas e filtros adequados. Os danos à visão são permanentes.
www.colvero.com