Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
A&T - Astrofotografias de Saturno - 13 de Fevereiro de 2005

Saturno é o sexto planeta mais distante do Sol e sem dúvidas o mais apreciado pelos astrônomos profissionais e amadores do mundo todo. Seu complexo sistema de anéis lhe dá uma aparência bastante diferenciada dos outros planetas. Os outros planetas gigantes também possuem anéis, mas não são visualizados através de instrumentos terrestres.

Saturno possui um diâmetro de aproximadamente 121 mil quilômetros e seus anéis aproximadamente 285 mil quilômetros. É um planeta gasoso e  possui uma distância média do Sol de 1,427 bilhões de quilômetros. Seu período de rotação equivale a 10 horas e 39 minutos e sua translação (período de revolução, em dias terrestres) equivale a 29 anos e 167 dias.

O planeta Saturno possui um complexo sistema de anéis, facilmente visível através de telescópios e até binóculos de boa qualidade. Também podemos facilmente perceber através de pequenos instrumentos óticos a presença do satélite natural Titã, o maior dos seus 30 satélites já descobertos.

Confira abaixo as astrofotografias de Saturno...

Astrofotografias de Fabricio Pereira Colvero, utilizando telescópio Newtoniano 180mm, F=7.92, de fabricação própria (A&T), ocular Plossl 10mm multi-coated, barlow acromática 3X e alongador curto. Câmera Digital Sony CyberShot DSC P31.


www.colvero.com