Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
15-10-2005 - A&T Inaugura o telescópio Antares

A A&T finalizou o alinhamento e os testes do primeiro telescópio do tipo Coudé fabricado na região.  Entre algumas diferenças no sistema óptico, podemos citar a quantidade de espelhos, que passa de 2 para 3 espelhos e o sistema de foco, que apresenta uma longa distância.
Vista geral do telescópio Vista parcial do telescópio
O telescópio "Antares", como foi chamado, é uma variação do sistema Cassegrain, chamada Coudé, e o método de reflexão dos raios luminosos é o mesmo utilizado pelos grandes telescópios, como o VLT (Very Large Telescope), instalado no deserto do Atacama.
Nome dado ao telescópio Óptica (parcial) do sistema Coudé
O telescópio Antares possui um espelho primário de alta correção, com diâmetro útil de 180m, um secundário convexo multiplicador e um espelho terciário elíptico, que direciona a imagem para a ocular. A distância focal do espelho primário é 707mm e o fator de multiplicação é 4, portanto temos uma distância focal final equivalente a 2828mm, ou seja, em um sistema Newtoniano, o tubo óptico teria quase 3 metros de comprimento. Confira as fotos da óptica abaixo.
Espelho primário montado na célula (suporte) Espelho secundário montado na aranha (suporte)
Espelho terciário montado na aranha (suporte) Focalizador principal e focalizador da buscadora
No diagrama abaixo, está representado o princípio de funcionamento deste tipo de óptica. Observe a trajetória que os raios luminosos percorrem até chegar na ocular. É importante lembrar que o espelho primário possui um orifício central, onde passam os raios refletidos.

Observe na imagem acima que o sistema óptico necessita estar completamente alinhado.
Devido à grande distância focal, este tipo de telescópio não é recomendado para observações em céu profundo (Deep Sky), pois a ampliação da imagem é muito grande. Trata-se de um excelente equipamento para observações da topografia lunar e planetas mais luminosos, como Júpiter, Saturno e Marte.  Devido ao grande aumento, é importante que o telescópio possua um sistema eficiente de buscadora (mira). Neste telescópio utilizamos uma luneta adaptada para esta finalidade.
Buscadora para auxílio na observação Focalizador e buscadora
Também pensamos na comodidade para a observação, portanto, neste telescópio foram utilizados dois suportes independentes, onde um deles é uma "mesa", e o segundo trata-se de uma montagem dobsoniana. Apenas por encaixe, pode-se retirar a montagem inferior, e utilizar o telescópio em cima de uma mesa ou local elevado.  No sistema de rotação da montagem dobsoniana foi utilizado um sistema de roletes de alta sensibilidade, o que torna o manuseio do equipamento extremamente suave. Alças e puxadores servem de auxílio no transporte e movimentação do tubo.
Sistema cômodo para observação Vista frontal do Antares
Antares é o nome de uma estrela avermelhada da constelação de escorpião, e segundo estudos, possui aproximadamente 700 vezes o diâmetro do Sol. Os adesivos do telescópio Antares foram confeccionados em aço escovado, proporcionando um bonito acabamento e destaque. Confiram abaixo mais algumas fotos do telescópio Antares.
Telescópio Antares Adesivos em aço escovado

www.colvero.com