Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
20-11-2005 - Astrofotografias do Planeta Vênus

Apesar de estar próximo da Terra, o Planeta Vênus não é muito fácil de fotografar, pois suas densas camadas de nuvens impedem que sejam vistos detalhes de superfície e refletem a luz solar com muita intensidade, causando saturação de luminosidade, mesmo em telescópios de pequeno porte.

Por sua órbita estar entre a Terra e o Sol, é chamado de Planeta Interno, e assim como a Lua, possui fases. Veja a imagem abaixo para entender porque em determinadas épocas enxergamos apenas uma parte do Planeta.

 Observe que tudo não passa de um jogo de luzes, onde as faces iluminadas não estão totalmente viradas uma para a outra, e sim, todas para o Sol.

Nas astrofotografias abaixo, você pode perceber facilmente a fase, porém, conforme dito anteriormente, não é possível observar detalhes em sua superfície.

 
 
O Planeta Vênus também pode ser facilmente observado a olho nú, sem auxílio de equipamentos ópticos. Atualmente ele se encontra visível após o pôr-do-sol, acima do horizonte. Você o enxergará como uma estrela extremamente brilhante, se destacando facilmente no céu. Também é conhecido como "Estrela da Tarde", Estrela da Manhã" ou "Estrela Dalva". Caso tenha dificuldades para encontrá-lo, entre em contato através do e-mail [email protected] e solicite auxílio.

Estas astrofotografias foram produzidas utilizando telescópio "Antares" (Coudé 180mm, F=15.7), oculare Plossl 10mm mult coated e barlow acromática 2X. Câmera Digital Sony CyberShot DSC P31. Astrofotografias de Fabricio Pereira Colvero.

 

www.colvero.com