Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
22-05-2005 - Satélite NOAA - N  (NOAA 18)

           

Foi lançado no dia 20 de Maio de 2005 o satélite NOAA-N, após a quinta tentativa, devido ao mal tempo. Apenas 65 minutos após o foguete Boeing Delta II decolar da base de Vandenberg, na Califórnia, o satélite foi colocado em sua órbita.
Satélite NOAA 18 (laboratório) Satélite NOAA 18 (detalhes) Boeing Delta II aguardando lançamento
Após um período de testes, o satélite será controlado pela NASA, passando posteriormente para o controle da NOAA, e recebendo o nome de NOAA-18.
Plataforma para auxílio na montagem do satélite Lançamento do foguete Boeing Delta II
A A&T já está recebendo o sinal do satélite NOAA-18, e para isso foram necessárias atualizações de software e novas configurações de hardware, pois a freqüência de trabalho deste satélite é diferente dos outros satélites que já são utilizados pela estação da A&T.  A primeira recepção foi às 05:17 UTC do dia 21.05.2005. Veja a imagem abaixo.

Por alguns dias, o satélite transmitirá no sistema APT, apenas dois canais do espectro de luz visível. Por esse motivo, enquanto os sensores infravermelhos estiverem desligados, não haverá recepção de imagens noturnas.

Na imagem ao lado, você pode perceber que a estação recebeu apenas os sinais de telemetria, que são dados enviados pelo satélite para controles de luminosidade e posicionamento da imagem e mapas.

Quando estiver em seu funcionamento normal, o satélite enviará no sistema APT um canal na banda visível e outro em infravermelho durante o dia e dois canais em infravermelho durante a noite.
Estação da A&T recebendo imagem do NOAA 18 Imagens na banda visível (canais 1 e 2)
Às 17:46 UTC do dia 21.05.2005 a estação de recepção de imagens de satélite da A&T recebeu a primeira imagem do NOAA 18 com os dois canais do espectro visível. Confira abaixo dois filtros desta imagem.
21.05.2005 17:46 UTC - Filtro Class 21.05.2005 17:46 UTC - Filtro Vegetation
As imagens do satélite NOAA 18 já fazem parte da seção de imagens de satélite da estação de recepção da A&T e você pode conferir em www.sat.colvero.com.
As fotos do satélite, do foguete e do lançamento foram copiadas dos sites da NASA e NOAA, conforme os acessos abaixo.

www.colvero.com