Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
12-11-2006 - Trânsito do Planeta Mercúrio
 
O que é "Trânsito" de um Planeta?

Trânsito é o nome dado ao fenômeno onde ocorre a passagem de um Planeta interno (Mercúrio ou Vênus) entre a Terra e o Sol, aparecendo para um observador terrestre como um minúsculo círculo escuro no disco solar, semelhante às manchas solares.

No dia 08 de Novembro de 2006, ocorreu este fenômeno com o Planeta Mercúrio e foi possível observar através de filtros especiais adaptados aos telescópios ou até mesmo através de métodos mais simples como projeção.

Observe abaixo as astrofotografias do Trânsito de Mercúrio, feitas pela A&T através do telescópio Sun Explorer.

 

Na parte inferior das imagens podemos perceber uma grande mancha solar. Subindo um pouco e à direita percebemos um minúsculo ponto escuro na imagem. Este ponto é o Planeta Mercúrio passando em frente ao Sol. Este "trânsito" é lento e pôde ser observado durante várias horas.

Na imagem acima podemos perceber o enorme diâmetro da mancha solar, quando comparada ao diâmetro do Planeta Mercúrio. Vale lembrar que o Planeta está mais próximo da Terra do que o Sol.

Na fotografia abaixo, você confere a imagem original do Sol, sem tratamento digital. A cor verde é resultado do filtro solar utilizado em conjunto com a câmera, para preservar o sensor CCD e não ocorrer saturação da imagem.

Fotografia na cor original do filtro. sem tratamento digital. Telescópio Sun Explorer fabricado por A&T para uso exclusivo em observação e registro fotográfico de manchas e fenômenos solares.
 
Astrofotografias realizadas utilizando Telescópio Sun Explorer, refletor 90mm, de fabricação A&T para uso exclusivo em observações solares, oculares acromáticas Plossl 10mm e 30mm, filtros Shade 12 e Shade 14 e Câmera Digital Sony CyberShot DSC P31. Aplicados filtros digitais e falsa cor (laranja).

Qualquer dúvida, entre em contato através do e-mail [email protected].

 
ATENÇÃO: Observar o Sol requer auxílio de equipamentos e filtros especiais. Jamais observe o Sol sem acompanhamento de pessoas especializadas e equipamentos de segurança.
 
www.colvero.com