Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
23-09-2006 - A&T registra Eclipse Parcial do Sol no sul do Brasil
 
Sabemos que a Lua se encontra muito mais próxima da Terra do que o Sol. Como a Lua realiza sua órbita em torno da Terra, eventualmente ocorre a passagem na frente do Sol, cobrindo momentaneamente a sua luz. Chamamos este fenômeno de Eclipse Solar.

Os Eclipses Solares são vistos em uma área limitada da Terra, por esse motivo, ele só será total em um raio de poucos quilômetros, enquanto outros locais  da Terra conseguirão apenas ver parte do Sol coberto.  Neste Eclipse do dia 22 de Setembro de 2006 a cobertura máxima do Sol para a cidade de Santa Maria/RS chegou a 15%, conforme você confere abaixo no registro fotográfico.

 
   
   
   
Todas as imagens acima foram realizadas utilizando o telescópio Sun Explorer, construído em 2003 pela A&T para uso exclusivo em observações e registros de atividade solar. As cores são realizadas através de filtros digitais aplicados posteriormente através de software, com exceção da última foto, onde a cor verde representa o filtro utilizado pelo telescópio.
 
Confira abaixo algumas fotos do local de observação e do telescópio Sun Explorer.
   
 Parque de Exposições da Universidade Federal de Santa Maria  Telescópio Sun Explorer (Refletor Newtoniano 90mm)
 Início da observação, ainda com nebulosidade  Equipamento com ocular Plossl 30mm
 
Astrofotografias de Fabricio Pereira Colvero, realizadas no Parque de Exposições do campus da Universidade Federal de Santa Maria. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail [email protected].

 Lembre-se que observar o Sol pode ser muito perigoso sem os devidos cuidados e equipamentos apropriados. Utilizar equipamentos óticos sem filtros adequados ou até mesmo observar o Sol a olho nú pode causar danos permanentes à visão.

 
www.colvero.com