Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
01-12-2008 - Conjunção Vênus, Júpiter e Lua
 
Conjunção é o nome dado ao fenômeno em que "aparentemente" temos uma aproximação entre dois ou mais astros. As distâncias entre os astros ficam na faixa de milhões de quilômetros, ou até mesmo vários anos-luz, no caso de conjunções de estrelas.

Esta aparente aproximação ocorre devido à coincidência das órbitas dos astros em questão, e se traçarmos uma linha reta entre a Terra e os astros, essas duas linhas estarão praticamente na mesma direção, porém, não terão o mesmo comprimento.

A conjunção do dia 01 de dezembro de 2008 foi formada pela Lua, que é o astro mais brilhante no céu depois do Sol, o Planeta Vênus que fica em segundo lugar na escala de magnitude (brilho) e o Planeta Júpiter, que está em terceiro lugar.

 

 
 01.12.2008 - 23:36 UTC - by Colvero             01.12.2008 - 23:36 UTC - by Colvero
Nesta conjunção, apesar da aparente simetria entre os astros, a Lua se encontrava a pouco mais de 400 mil quilômetros de distância, o Planeta Vênus estava a aproximadamente 150 milhões de quilômetros e o Planeta Júpiter a mais de 800 milhões de quilômetros. Júpiter, apesar de ser o maior Planeta do sistema solar, aparece com menor brilho devido à grande distância que ele se encontra. 

Este fenômeno, que certamente despertou a curiosidade de quem observou o céu (oeste) ao anoitecer, só deverá se repetir após a metade do século.

Em Santa Maria, RS, o fenômeno foi acompanhado e registrado pelo site colvero.com.

Em caso de dúvidas, ou se você deseja receber maiores informações sobre este artigo, entre em contato através do email [email protected].

  
www.colvero.com