Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
19-05-2008 - Estação de Recepção A&T flagra vulcão chileno "Chaitén"
 

Santa Maria de olho no vulcão chileno

 

Apesar dos milhares de quilômetros que separam o Rio Grande do Sul do vulcão Chaitén, no sul chileno, a estação de recepção de imagens de satélite A&T, situada em Santa Maria, não tirou os olhos da nuvem de cinzas e fumaça.

Após milhares de anos adormecido, o vulcão entrou em atividade no dia 02 de maio de 2008, expelindo uma gigantesca nuvem de fumaça e cinzas, que atingiu as províncias argentinas mais próximas, e chegou até o sul do Brasil. 

Nas imagens de satélites obtidas através da Estação de Recepção de Imagens de Satélite A&T, em Santa Maria, diretamente dos satélites norte-americanos da série NOAA, podemos perceber nitidamente esse fenômeno. A fumaça  parte do sul do Chile e se desloca em direção nordeste, e aparece aos olhos do satélite como uma "nuvem mais tênue".
 

 

Na imagem acima recebida dia 08 de maio de 2008, percebemos nitidamente a nuvem de fumaça atravessando a Argentina em direção ao oceano. Para uma melhor visualização, o site www.colvero.com destacou as áreas mais densas da nuvem vulcânica nas imagens da esquerda.

 
 

Na imagem acima a nuvem já está sobre Buenos Aires, e se aproxima do Uruguai e sul do Brasil. Nas imagens abaixo podemos perceber a extensa nuvem vulcânica sobre o Uruguai e sul brasileiro.

 
 

Apesar da nuvem de cinzas e fumaça chegar ao Brasil, não pôde ser percebida sem auxílios de equipamentos, devido à baixa densidade e grande altitude.

 
 

Vulcões são estruturas geológicas criadas quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São freqüentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.

O Chile é um dos países que possui maior número de vulcões, chegando à marca de 2000 vulcões registrados e mais de 50 ativos.

 
www.colvero.com