Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
Radiometeoro - Sistema de Detecção de Meteoros Através de Rádio
Meteoros são pequenos corpos que ao atingirem a atmosfera terrestre entram em combustão, devido ao atrito causado pela grande velocidade. Raramente um meteoro atinge o solo com tamanho superior a um grão de areia, porém existem registros de diversas ocorrências desse tipo, sendo, nesse caso, chamados de meteoritos.
Ao entrar na atmosfera, sua queima provoca um rastro luminoso, e costumamos chamar de "estrela cadente". Mas  o fenômeno também pode ser acompanhado através de ondas de rádio, sem a necessidade de grandes equipamentos, conforme explicaremos abaixo.
Ao nos afastarmos de uma estação transmissora de FM, como as rádios comerciais, começaremos a perder o sinal. Isso ocorre porque as ondas de rádio não conseguem acompanhar a curvatura da Terra, mas se subirmos alguns quilômetros, começaremos novamente a escutar a estação.  Quando ocorre uma entrada de meteoro na atmosfera, sua alta combustão também provoca ionização atmosférica, gerando momentaneamente uma espécie de "espelho", refletindo por frações de segundo, e em alguns casos, até vários segundos as ondas de uma rádio distante.  As imagens abaixo descrevem o fenômeno.

Uma maneira bem simples de escutar meteoros, que não envolve nenhum custo é descrita a seguir:

No rádio do carro, coloque na faixa de FM e levante ao máximo a antena. Procure estacionar o carro em um local aberto, com vista para todos os lados, preferencialmente. Sintonize o rádio (de preferência utilize um rádio digital) em uma frequência que não esteja pegando nenhuma emissora, mas que você saiba que existem emissoras transmitindo nessa frequência em  algumas centenas de quilômetros de distância. Deixe o volume alto, e fique escutando apenas o ruído branco (chiado de fundo). Eventualmente você deverá ouvir pequenas entradas de sinal das emissoras distantes. Se isto ocorrer, você acaba de captar o sinal refletido por um meteoro. Nem sempre o meteoro é visível. Este método foi utilizado pela A&T inicialmente para testes, com êxito.

Se você pretende ir mais a fundo, descrevemos a seguir a estação da A&T, que apesar de ser uma estação simples, têm obtido excelentes resultados.
Para um melhor rendimento da estação, utilizamos uma antena do tipo Yagi, extremamente direcional, construída no local, devido ao grande tamanho. Baixe aqui o arquivo com os cálculos e dimensões da antena.

O sistema compreende a antena, um receptor digital PLL sintonizado, um software de análise de espectro do áudio e uma boa fonte de alimentação, sem ruídos. Abaixo você vê as ligações internas da antena e algumas fotos do sistema já instalado.

O cabo utilizado entre a antena e o receptor é um cabo coaxial do tipo celular, 75 Ohms, com cabo tripolar para alimentação de um possível pré-amplificador, se necessário. Abaixo você confere algumas fotos da antena. Clique para visualizar em tamanho maior.
O receptor utilizado em nossa estação é um Autorádio digital PLL fabricado pela Bosch, modelo Volksline ETR. O receptor deverá sempre ser ajustado para um melhor casamento com a antena. Recomendamos sempre consultar um técnico especializado, para evitar a descalibragem do receptor. Os ajustes devem sempre ser realizados apenas no módulo de RF da faixa de FM.

Com todos os equipamentos em mãos, apresentamos abaixo o diagrama simplificado do sistema, exatamente como foi montado na estação da A&T.

Com o sistema já montado, utilizamos uma caixa acústica em um dos canais do rádio, para identificar os sons, evitando assim registrar dados que não sejam meteoros, como interferências e ruídos. O software que estamos utilizando é o Spectrogram, e tem apresentado o melhor resultado entre todos que foram experimentados.  Abaixo você confere alguns gráficos adquiridos no dia 16 de Outubro de 2004, com nossa estação. As partes mais claras e destacadas do espectro são as entradas de meteoros. Alguns riscos verticais finos são pequenos ruídos e estática.

16-10-2004 04:14 UTC - 107.1 MHz

16-10-2004 04:17 UTC - 107.1 MHz

Se você tiver dúvidas quanto a construção do seu Radiometeoro, envie um email para fabricio@colvero.com.

www.colvero.com