Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
A&T - Estação de Recepção de Imagens de Satélite - Equipamentos

Basicamente podemos dividir a estação de recepção de imagens de satélite da A&T em três partes: Antena, Receptor e Computador.

A antena utilizada é do tipo Quadrifilar Helix 1/2 Onda. Optamos por esse tipo de antena por ser a antena que apresenta maior qualidade de sinal. Isso acontece porque a antena do satélite também é desse tipo e devido ao formato que ela apresenta, o sinal mantém uma boa intensidade mesmo durante a passagem do satélite. Como a intensidade do sinal proveniente do satélite é muito fraca dependendo da posição que ele se encontra, é muito importante que a antena seja construída respeitando as medidas (em milímetros) e os observados os mínimos detalhes, como polarização, casamento de impedância, etc.

Antena Quadrifilar Helix da A&T Detalhe da Antena

Toda a parte ativa da antena é construída em cobre. É muito importante também utilizar um cabo coaxial de boa qualidade, pois nesse sistema não deve haver perdas excessivas. Os conectores também deverão ser de boa qualidade.

A antena de recepção da A&T está fixada 20 metros acima do nível do solo.

O receptor utilizado é um Yaesu FT-2200 FM Transceiver (com AM) e a conexão com o servidor é através de um cabo blindado de baixo ruído. A estação possui um servidor ligado 24 horas por dia para aquisição dos dados dos satélites. As imagens são processadas em outro computador. O software escolhido pela A&T para receber os dados, processar e aplicar os filtros é o WXTOIMG

Software WXTOIMG decodificando uma imagem Estação de Recepção de Imagens de Satélite da A&T

As imagens de satélite são recebidas na forma de áudio modulado e o software faz a codificação da imagem. Os filtros de cor e mapa são aplicados posteriormente. A aquisição de dados ocorre somente nos períodos de passagem dos satélites sobre nossa região e para que isso ocorra sem problemas, é necessário que o relógio interno do servidor esteja perfeitamente sincronizado com o relógio atômico. Para isso, utilizamos o software Atomic Clock Sync, que atualiza diariamente o relógio interno do servidor através da internet.

Receptor da A&T Software Atomic Clock Sync
Mídia de DVD+R Servidor conectado a 5 meses e meio sem RESET
Sistema de Energia da Estação - Clique AQUI

Esta é a estação de recepção de imagens de satélite da A&T. Qualquer dúvida escreva para: fabricio@colvero.com

 
www.colvero.com