Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro TV Digital Fenômenos Santa Maria Contato
10-05-2010 - Instalação de antena wireless externa no Azbox Premium HD
 

 

 
Tudo sobre TV Digital Via Satélite - AQUI
  
Quem possui o Azbox Premium HD já sabe que possui um dos equipamentos mais completos em termos de multimidia. É o único receptor digital de satélite que reproduz arquivos mkv (blu-ray) em 1080p (full hd), sem contar na incrível quantidade de possibilidades de recursos através dos plugins.

Alguns recursos como compartilhamento de arquivos, stream, navegador de internet, youtube e outros utilizam a internet como fonte de sinal, e novamente o equipamento se destaca pela sua rede wireless.

Sabemos que o nível de recepção e transmissão deste equipamento é um pouco restrito, devido à má localização das suas antenas internas. Um dos maiores vilões deste sinal fraco é o gabinete metálico do receptor, que na verdade forma uma "blindagem" nas antenas.

Este pequeno tutorial tem como objetivo facilitar a instalação de uma antena externa (fora do gabinete), aumentando consideravelmente o sinal. Lembramos que este procedimento não fará milagres, e não nos responsabilizamos por danos causados ao seu equipamento devido à uma instalação inadequada.

 

O primeiro passo é remover a tampa superior do gabinete, retirando os três parafusos traseiros e os laterais. Após retirar a tampa, identifique as antenas originais conforme a foto abaixo.
 

 

Retire cuidadosamente o conector da antena horizontal, conforme a imagem abaixo. Não danifique o conector, pois você irá utilizar este cabo. Retire a antena se preferir e dessolde o cabo cuidadosamente.
 
 
Após retirar o cabo, deixe a antena original fixada no gabinete, pois você poderá precisar novamente dela no futuro.
 
 
Você vai precisar de um conector SMA macho (preferencialmente banhado à ouro). Esse conector pode ser retirado de roteadores wireless queimados, facilmente encontrados em oficinas eletrônicas. Caso seja necessário emendar o cabo coaxial, faça emendas curtas e tentando preservar ao máximo o aspecto original dos cabos, mantendo assim a impedância. Na imagem abaixo apresentamos o cabo original emendado com o cabo original do conector SMA. O isolamento interno e externo foi feito com espaguete do tipo termoretrátil.

Observe também que aproveitamos a tampa do segundo tuner para fixar o conector. Se você usa dois tuners, terá que furar o gabinete do receptor.

 
 
Encaixe o espelho metálico com o conector no gabinete e conecte o cabo na placa wireless, conforme as fotos abaixo.
 
 
 
 
Verifique se não esqueceu nada dentro do equipamento ou desconectado e recoloque a tampa do gabinete.
 
 
Utilize uma antena para wireless rosqueável ou com base magnética e conector SMA. Recomendamos o uso de antenas com pelo menos 5dBi.
 
 
Seu equipamento está pronto para o uso. Faça o teste e confirme se o sinal melhorou. Caso apresente um resultado pior, certamente você possui algum problema como mau contato ou curto circuito no cabo da antena.
 
 
 
Se este tutorial foi útil para você, por favor divulgue-o. Agradecemos a sua visita!
Tudo sobre TV Digital Via Satélite - AQUI
 
 
www.colvero.com