Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
25-02-2009 - Cometa C/2007 N3 - Lulin
 
Cometas são corpos celestes pequenos, que fazem parte do Sistema Solar. São semelhantes aos asteróides, porém, formados de gelo e com uma órbita completamente excêntrica, ultrapassando e cortando órbitas dos Planetas.

Geralmente os cometas se tornam visíveis quando estão mais próximos do Sol, pois o chamado "vento solar" causa o derretimento do gelo, formando uma cauda. 

O cometa C/2007 N3 (Lulin) foi descoberto no ano de 2007 por Quanzhi Ye, 19 anos, estudante da Universidade Sun Yat-sen, na China, utilizando imagens geradas no Observatório Lulin, em Taiwan. Por este motivo, o nome popular do cometa é Lulin.

Este cometa possui uma particularidade em sua órbita, pois a mesma é contrária aos demais astros do Sistema Solar. Acredita-se que esta seja a primeira passagem próxima ao Sol, e por esse motivo, Lulin ainda possui a maior parte dos seus gases.

Na imagem acima você confere uma foto do céu com 30 segundos de exposição e correção de luminosidade através de software. Nesta foto não foi utilizado telescópio. A câmera foi montada em um tripé para uma melhor estabilidade.

A astrofotografia abaixo foi produzida utilizando o telescópio Deep Sky Gold, fabricado em 2005 pela A&T, para uso em escolas e eventos. O telescópio do tipo Newtoniano possui espelho primário de 160mm com alta correção, e distância focal de 960mm. Ocular acromática Plossl 30mm, prolongador e sistema de acoplamento para a câmera.

Não foi utilizado nenhum sistema para acompanhamento, por esse motivo, você perceberá os astros (estrelas e o cometa) prolongados. Isto se deve ao deslocamento dos astros fotografados no campo da ocular, durante os 30 segundos de captação de luz.

A mancha redonda percebida na foto é na verdade o campo visual da ocular do telescópio.

Veja abaixo a mesma astrofotografia, utilizando alguns recursos de filtros e controle de luminosidade.

Na imagem acima podemos observar que predomina a cor verde, ou "esverdeada". Isto se deve aos gases que o cometa ainda conserva, desde a sua formação no Universo.

Nesta foto você confere o telescópio e o sistema de acoplamento para a câmera fotográfica digital. 

Esperamos que você tenha ficado satisfeito com o artigo acima e estamos à disposição para esclarecimento de dúvidas através do e-mail [email protected].

 

www.colvero.com