Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
A&T - Estação de Recepção de Imagens de Satélite - Satélites Meteorológicos
Os satélites que utilizamos para  captação de imagens são  chamados de Satélites de Órbita Polar, e os mais utilizados são os satélites da série TIROS, da empresa norte-americana NOAA (National Oceanic and Atmosphere Administration),  cujos  nomes  são  compostos  da  sigla  NOAA  seguido  de seu número de identificação, como o NOAA-17, por exemplo.
Todos os satélites são alimentados através de energia solar,  fornecida  pelos  seus grandes painéis solares. Os satélites da série NOAA  possuem uma órbita entre 800 e 900 Km de altitude, não possuem rotação e possuem um sensor de alta resolução com cinco canais e resolução de 1km por 1km. O sensor (radiômetro)  é chamado  de  AVHRR (Advanced Very Hight Resolution Radiometer).
Montagem do NOAA 17 Antena de Transmissão do NOAA 17 (APT)
Estes satélites possuem dois modos de operação, sendo um em alta resolução,  chamado HRPT (High Resolution Picture Transmition) e outro em baixa resolução, com aproximadamente 4km por 4km,  chamado APT (Automatic Picture Transmition). Os dois modos possuem frequências diferentes de transmissão e no modo APT apenas dois sensores são utilizados. Na imagem acima (direita) você pode conferir a antena de transmissão do sistema APT. Trata-se de uma antena do tipo Quadrifilar Helix, semelhante ao tipo de antena utilizado pela estação de recepção de imagens de satélite da A&T.
Os satélites NOAA completam suas órbitas a cada aproximadamente 101 minutos.

www.colvero.com